quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Andei Lendo... RATO DO PRÉDIO 01












E aê manos cabulosos! Cá estamos nós em um domingão meio frio ,perfeito pra filmes, internet e leitura – no meu caso  pra tudo isso junto, e hoje rola a estréia de uma sessão que será recorrente aqui nessa casa : a RESENHA CABULOSA! Vocês encontrarão aqui revistas e produtos similares que eu acho que vocês precisam dar uma olhada e apreciar! Mas não espere aquela resenha padrão ,padawan. Aqui a coisa é pessoal, passional, caudalosa. Enfim CABULOSA! E para inaugurar, hoje a resenha é sobre a HQ independente do Falex Vidal e seu RATO DO PRÉDIO!


A WEBCOMIC

O personagem do quadrinista e designer  Alexandre “Falex” Vidal surgiu em 1999 no site A Central do Rato, e era mais uma das experiências feitas com HQs na WEB ,nesse caso utilizando ao máximo os recursos do sofware que explodiu na época e se tornou regra na criação de sites e animações: o FLASH. Seria apenas mais uma das dezenas de séries que saíram nesse formato se não fosse um diferencial importante: o roteiro.

O Rato do Prédio


Na verdade o roteiro não é a única qualidade, já que o desenho cartoonizado e a narrativa mais do que competente faziam da webcomic  algo pra se esperar com ansiedade até o próximo episódio. Aliás, o domínio de Falex do FLASH era algo absurdo para a época. Ele conseguiu fazer uma narrativa muito boa com a movimentação dos quadros e balões de diálogo, com o uso de efeitos sonoros, trilha e até dublagem (!!!) do personagem principal, feita pelo também quadrinista  JJ Marreiro.  Dava gosto de assitir/ler uma obra como essa.
Não, mano! Ele NÃO É o Mickey!


Ao ler a saga do rato- cartoon –bombado de Sketchtown que se revoltava contra o sistema que escravizava os personagens/moradores para gerar entretenimento barato nós nos deparamos com uma história que parecia ser um pastiche de fã das HQs dos anos 90, mas avançando a leitura descobrimos um roteiro com teor critico raro para as HQs brasileiras do período, digitais ou impressas. As referências ideológicas do autor permeiam toda a narrativa, mas sem partidarismos  ou verborragia irritante. Ela está presente nas atitudes dos personagens. Tanto nas do Rato quanto na de seu grande algoz. E por falar nele...

FALEX  - O VILÃO


O Falex da HQ...
Aqui está o melhor elemento desta série. O dono de Skechtown. Tirano, ditador, frio e calculista, Falex é simplesmente aquele tipo de vilão que adoramos odiar: um personagem de personalidade marcante e muita presença. Guardadas as devidas proporções podemos compará-lo os Doutor Destino em seus melhores dias. Destaco esse personagem  principalmente pelo fato dele ser um vilão muito bem criado, em HQs nacionais esse tipo de personagem é muito raro. O autor poderia ter caído na armadilha fácil de dizer que apenas o sistema era o vilão, mas ao dar uma cara a esse sistema ele encontrou uma forma de empatia direta com o leitor. E ainda tem o fato da relação simbiótica entre o personagem e seu autor. Pois é: Falex é a contraparte cartoonizada maléfica do próprio Vidal assim como o Rato é sua contraparte revolucionária. Uma sacada que chega ao seu auge no final da saga Cidade dos Cartoons.

...e sua contraparte no mundo real.


O FIM

Depois de cinco anos e três sagas (Cidade dos Cartoons, Sereia e O Lixo e a Fúria) Falex decidiu encerrar sua produção de HQs definitivamente em 2004. O motivo? Produzir HQs no Brasil. Tirando as raras exceções, é uma atividade NADA reconhecida, pelo contrário , é tratada com desdém e os profissionais tratados como pessoas infantilizadas. A experiência e as motivações do próprio autor são relatadas nesse belo depoimento aqui.

O RENASCIMENTO

Depois de algumas  tentativas de voltar a produzir HQs , Falex desenvolveu com outros autores o site Comics Café , que trata de histórias em quadrinhos dos componentes do site e trás textos dos mesmos sobre o tema. No meio de postagens sobre projetos aos poucos ele foi anunciando as intenções de voltar com o personagem com direito a trailer e tudo mais,  até que no dia 1 de Abril deste ano ( será que foi de propósito ?) o anuncio do lançamento da revista Rato do Prédio 01 foi postado e bem noticiado nos sites sobre arte seqüencial.


RATO DO PRÉDIO 01

A revista tem 30 páginas em papel offset coloridas, em formato A5. Podemos dizer que é uma edição de introdução ao personagem , que traz duas histórias, uma inédita, TUDO QUE TEM INÍCIO TEM UM FIM, ilustrada pelo grande quadrinista Antônio Eder e O LIXO E A FÚRIA toda produzida pelo próprio Falex. A segunda história, anteriormente publicada digitalmente, mostra o momento exato da revolta do Rato do Rato contra o sistema e o aparecimento de Falex. São HQs curtas ,de fácil leitura que servem como uma perfeita porta de entrada para as HQs inéditas (que já estão em produção).  Ah! A capa é um show a parte, pois serve também como um aperitivo do tipo de desenho  o Falex desenvolveu nesses 7 anos.

A sensacional capa da primeira edição.


É uma revista que promete muito, principalmente agora que está sendo lançada na época certa, com os veículos corretos e, principalmente, com o autor com uma carga de experiências e mentalidade mais desenvolvidas. Não tenho dúvidas de que esse conjunto vai gerar uma série de histórias tão memoráveis quanto aquelas de 10 anos atrás.

Bem vindo de volta Falex! Vê se fica por aí e dá trabalho pra esse Rato!

O início de uma relação bem conturbada. 



Amplexos cabulosos!!

2 comentários:

Julio Belo disse...

Parabéns pela resenha!!! Temos opiniões comuns a esta brilhante criação.

Fiquei feliz ao ver que sua matéria aborda aspectos e níveis de leitura que as pessoas costumam ignorar nas histórias do Rato do Prédio.

O Falex está de parabéns pela criação...e pela decisão de voltar a produzir novas histórias.
Um grande abraço.
Julio Belo

Rodrigo Seixas disse...

Valeu Julio! Sou admirador de longa data do trabalho do Falex e sempre achei que a obra dele deveria ser mais divulgada, até pra dar um estimulo pra que ele produza mais. O que eu puder fazer pra divulgar o trabalho dele e de outros excelentes autores que,assim como ele, não aparecem tanto na mídia especializada. Espero que em breve eu tenha mais um trabalho dele em mas pra fazer outra resenha! :)