segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

OS MAIS CABULOSOS DE 2011


E aê senhores cabuloso de plantão! Cá tô eu aqui mais uma vez que fazer a alegria de vocês ! 

E mais uma vez estamos aqui com aquela situação inevitável : o ano está acabando. E com isso temos aquela situação que, apesar de evitável, NINGUEM quer evitar: AS MALDITAS LISTAS DE MELHORES DO ANO, CACETE!!! E eu tambem vou fazer a minha! Só que não vou fazer aquelas listar tipo TOP 10, TOP 5, TOP 100, TOP O CARALHO AQUÁTICO. Não, mano, aqui o lance é cabuloso , aqui o lance é TOP 1!!!!!

Não que eu só tenha visto ou lido apenas uma coisa em 2011 , muito pelo contrario, esse ano eu lí, joguei e assisti mais coisas que os ultimos dois anos SOMADOS. A questão é que vou falar de apenas um e vou usar um parágrafo pra indicar os outros. Serão quatro categorias que postarei até a sexta feira, começando agora com ,é obvio, HQ. Ramulá????

Nem preciso dizer que esse foi o top mais difícil de fazer! Esse ano eu lí dezenas de HQ , digitais , encadernadas, mensais, não importa. Somando todas eu sei que lí MUITOS balões esse ano. Entre elas clássicas (lí AKIRA COMPLETO esse ano), pendentes ( AQUAMAN de Peter David) , curiosidades (os dois primeiros volumes - uns 80-  do mangá doidera JOJO's BIZARRE ADVENTURE) e novidades ( vários títulos dos NEW 52 da DC COMICS , o delírio ultradireitista de Frank Miller HOLY TERROR, uma HQ independente que posso chamar de misto entre Madagascar e Lost SANTUARY de Stephen Coughlin e mais uma galera aí)  . Então vocês podem perceber a complicação que é escolher apenas UMA HQ como melhor do ano! No fim da história acabei adotando um critério apenas: qual HQ me deixou doido esperando o próximo número (ou o próximo album do autor)? Depois de muito ponderar cheguei a resposta final e A HQ MAIS CABULOSA DE 2011 É.....

HOMEM ANIMAL de Jeff Lemire e Travel Foreman


Quando a DC anunciou que irira começar do zero todo seu universo, todo mundo torceu o nariz. Quando a DC anunciou que revistas e times criativos muito bons seriam limados sem dó nem piedade todo mundo ficou muito puto. Quando a DC anunciou que entre os novos 52 títulos estariam pelo menos dois personagem considerados imexíveis como Monstro do Pântano e Homem Animal todo mundo brandiu suas foices e procuraram cus pra empalar. Mas aí a DC divulgou as equipes criativas que cuidariam das novas séries e ,pelo menos no caso desses personagens, as coisas se acalmaram um pouco. Alguns meses depois a primeira leva de HQs das novas 52 saiu e... PUTA QUE PARIU QUE HISTÓRIA DO CARALHO ESSA DO HOMEM ANIMAL tambem tradizida como ESSE JEFF LEMIRE É DOIDO, VÉÉÉÉÉIO!!!!

O escritor canadense junto com o a arte espetaculamente bizarra do Travel Foreman pegarem a mitologia perfeita e fechadinha que Grant Morrison e Chas Truogg criaram para  Buddy Baker e sua familia e mostraram que ainda havia muita história pra contar com aqueles personagens. E que histórias, meus amigos. Na nova mitologia do Homem Animal nós descobrimos a verdade sobre os poderes de Buddy e sobre os poderes de sua filhinha Maxine (coisa que Morrison apenas deixou no ar). E encaixa vilões altamente assustadores e repugnantes que só querem devorar tudo.

As primeiras 3 edições (que ,acredito, formarão um arco de 6) mostram a jornada de Buddy e Maxine até o RED , a fonte ddos poderes do Homem Animal , apenas pra descobrirem que na verdade ELA é o elemental dos Animais e que ele tem a função de proteger a filha até o momento certo. Que momento é esse?? Ainda estamos descobrindo rapaz!

Alem do texto incrível de Lemire temos que admitir que Homem Animal não seria metade da revista que é sem os desenhos absurdos do Travel Foreman, eles são detalhados, incomodos, lindos, sujos , TUDO AO MESMO TEMPO . O primeiro contato de Buddy e sua filha com o RED é fenômenal.


Enfim, devo dizer que assim como todo fã da DC eu fiquei com o pé atras (uns 20 quilômetros atras) com esses novos 52 mas devo dizer que pelo menos as 10 ou 15 que estou lendo me agradaram MUITO e que pelo menos 3 ( Homem Animal, Monstro do Pântano e Action Comics) são novos clássicos na história da editora .

Então, vida longa a aventura bizarra de Buddy Baker e sua filha!!!

Até o proximo TOP 1!! Qual será o FILME MAIS CABULOSO do ano????

Sem comentários: